Minas Gerais vai ganhar réplica de teatro londrino

Projeto do Shakespeare Globe Theatre, onde foram encenadas peças do dramaturgo inglês no século 16, será incorporado a complexo cultural mineiro.
Gustavo Jazra

A cidade mineira Rio Acima, localizada a 40 km de Belo Horizonte, vai receber uma réplica do teatro inglês Shakespeare Globe Theatre, construído em Londres no século 16. Com formato poligonal de 20 lados e galerias divididas em três pavimentos, o edifício começa a ser construído em março, em terreno de 20 mil m² cedido pela mineradora Vale ao Instituto Gandarela.

Divulgação

O projeto prevê a construção de dois anfiteatros, um principal, com capacidade para 1.500 pessoas, e outro menor, que deve comportar 300 espectadores. O auditório principal do Shakespeare Globe Theatre possui formato semicircular, o que permite maior interação entre atores e plateia.
Responsável pela reconstituição do projeto original, o arquiteto britânico Peter Mc Curdy promete garantir a preservação de todos os elementos originais do teatro no que diz respeito à formatação da planta e rigorosas regras de edificação. Apesar disso, são estudados os melhores materiais construtivos para atender às características climáticas da região mineira e os elementos para trazer personalidade à versão brasileira, tais como cores, materiais e referências à cultura do País. Mc Curdy é especialista no edifício e foi indicado pela própria entidade mantenedora do teatro, a Shakespeare Globe Trust, para executar o projeto.
De acordo com o Instituto Gandarela, a réplica do teatro deve provocar curiosidade e atrair mais público, por se tratar de um edifício igual ao que as peças shakespearianas foram inicialmente encenadas. A previsão é de que o teatro seja concluído em 2016, ano em que serão celebrados os 400 anos da morte do dramaturgo inglês.
O teatro será erguido em um complexo cultural constituído por cinema, biblioteca, escola para formação de atores, restaurante e jardim. Uma arena de circo e salas para oficina de treinamento profissional e artístico também farão parte do espaço. Segundo o Instituto, a intenção do complexo é promover a "atuação de profissionais das artes cênicas e de todas as outras vertentes que a obra de Shakespeare abre ao ser humano".

Divulgação


Divulgação


Divulgação


Divulgação


Divulgação


Divulgação


Divulgação


Divulgação


Divulgação




Divulgação


Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário