Edifício projetado por Richard Meier & Partners é concluído em Praga

Projeto integra conjunto de prédios planejados pelo escritório para bairro na capital da República Tcheca.
Gustavo Jazra



As obras do edifício City Green Court, localizado na região de Pankrac, em Praga, capital da República Tcheca, foram concluídas. O prédio é o terceiro de um conjunto de edifícios projetados pelo escritório norte-americano Richard Meier & Partners e completa a superquadra chamada Radio Plaza. Concebido como um volume geométrico, de modo a contrastar com os edifícios situados nos arredores, o design do prédio sustentável incorpora traços herdados do cubismo tcheco.


De acordo com Richard Meier, a vanguarda acreditava que o design convencional restringia e reprimia o verdadeiro significado de um objeto, por isso o rompimento das superfícies verticais e horizontais. "Com a incorporação de ângulos planos em objetos cotidianos, eles tentavam dá-los um dinamismo que os tornassem obras de arte em sua própria razão", disse o arquiteto sobre os cubistas tchecos.
Sendo assim, persianas são dispostas através de painéis sólidos verticais que compõem as fachadas sul e oeste do prédio, seguindo a orientação solar e formando uma parede de cortina. Essas seções possuem, ainda, pequenas varandas, o que contribui para dar uma impressão diferente a elas, segundo os arquitetos.
Através da cobertura que marca a entrada formal do prédio, é possível acessar o saguão de entrada do complexo. Os oito andares que o compõem são organizados a partir de um átrio central aberto, cercado pelos escritórios, e possui uma árvore e parede verde e escadas que levam aos primeiros pavimentos, para minimizar o uso de elevadores. Além disso, o andar da cobertura foi recoberto com um extenso telhado verde, o que contribui para a sustentabilidade do edifício.
Por reduzir o consumo de energia e utilizar materiais amigavelmente ecológicos, o City Green Court recebeu certificação Leed Platinum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário