Finalistas de concurso apresentam projeto para ponte em Los Angeles

Governo vai escolher entre as empresas HNTB, Aecom e Parsons Brinckerhoff para reforma de US$ 400 milhões.
Leonardo Jaques

Na última quarta-feira (12), os arquitetos das empresas HNTB, Aecom e Parsons Brinckerhoff apresentaram seus projetos para o novo Viaduto Sixth Street, localizado em Los Angeles, nos Estados Unidos. Em abril deste ano, o Departamento de Engenharia da cidade lançou uma competição para o projeto da estrutura, com investimento de US$ 400 milhões.

Divulgação









O projeto da HNTB apresenta arcos inclinados de concreto, sustentados por cabos de aço. As curvas são alternadas entre altas e baixas. Abaixo do viaduto, os arquitetos sugerem que seja construída uma praça com restaurantes, caminhos de passeio e representações gráficas dos arcos da estrutura. Outro parque também serviria de espaço de lazer, com anfiteatro e pista de skate.
Já a Aecom apresentou um viaduto com três mastros de aço esculturais, sendo que o do meio seria o mais alto. A passagem de pedestres ficaria localizada abaixo da ponte, com mirantes no nível da pista.
O projeto também apresenta opções para a construção de diversos parques e praças abaixo da ponte. Os elementos de aço da estrutura original seriam utilizados para formar a iluminação das praças, monumentos já existentes seriam restaurados e novos caminhos para o rio seriam construídos ao redor do viaduto.
O projeto da Parsons Brinckerhoff, por fim, se concentra em um mastro menor, com uma passagem de pedestres dividindo a ponte em duas pistas. De acordo com os arquitetos, uma das pistas poderia ser fechada e usada para grandes eventos.
Abaixo da ponte também ficariam espaços de lazer, com áreas para instalações de arte. O acesso para a estrutura seria feito por escadas e elevadores.
Os grupos ainda farão duas apresentações do projeto, para tirar as dúvidas da população. O vencedor do concurso deve ser anunciado até o final do ano, para que o projeto fique completo em 2014. Já a construção da ponte só deve ser finalizada em 2018.

Divulgação
Projeto da AECOM














Divulgação
Projeto da AECOM













Divulgação
Projeto da AECOM













Divulgação
Projeto da HNTB












Divulgação
Projeto da HNTB












Divulgação
Projeto da HNTB












Divulgação
Projeto da Parsons Brinckerhoff













Divulgação
Projeto da Parsons Brinckerhoff













Divulgação
Projeto da Parsons Brinckerhoff

Nenhum comentário:

Postar um comentário