Athié Wohnrath apresenta projeto do Museu Brasileiro do Transporte

Espaço será construído em Campinas e trará exposições relativas a todos os modais do setor.
Aline Rocha

Foi apresentado nesta terça-feira (18) o projeto do Museu Brasileiro do Transporte, idealizado pela Fundação Memória do Transporte (FuMtran) em Campinas, no interior de São Paulo. O espaço tem projeto arquitetônico do escritório Athié Wohnrath.

Divulgação: FuMtran

A proposta do museu é traduzir a história do setor de transportes no País, oferecendo uma experiência interativa para seus visitantes. De acordo com a FuMtran, o passeio do museu não será linear: os espaços serão organizados para proporcionar diferentes roteiros de visitação.
Para isso, os arquitetos criaram ambientes de ligação que se assemelham a contêineres - um conjunto que representará os elementos água, terra e ar, com todos os modais do transporte (terrestre, aéreo, ferroviário e aquaviário).
A entrada principal será a réplica de um hall de aeroporto, no qual um painel eletrônico trará a programação do Museu Brasileiro do Transporte. Também neste espaço, ficará localizado o check-in dos visitantes, além de áreas de apoio e uma loja do museu.
Após a entrada principal, o visitante é levado a outro ambiente para conhecer seu roteiro de visitas. Escadas rolantes dispostas aleatoriamente transportarão os visitantes para as exposições, fornecendo novas visões do espaço arquitetônico e das salas do museu.
O projeto foi idealizado para que os espaços de exposição possam ser usados separadamente. Além disso, o museu terá restaurantes, estacionamento, centro de eventos e estudos e um jardim.
O conceito museológico do espaço foi idealizado pela empresa arte3 e consiste na apresentação das transformações que o Brasil viveu no setor, levando em consideração todos os modais do transporte. O museu ainda promoverá a discussão de temas levantados por um futuro programa chamado Transporta!Brasil.
As obras estão previstas para começarem no primeiro semestre de 2013. O museu deve ficar pronto em 18 meses.

Divulgação: FuMtran


Divulgação: FuMtran


Divulgação: FuMtran



Nenhum comentário:

Postar um comentário