Com 310 metros de altura e projeto de Renzo Piano, The Shard também é chamada de cidade vertical por ter restaurantes, hotel, escritórios e residências. Aline Rocha | |||||
A torre The Shard, com 310 metros de altura, será inaugurada em Londres na quinta-feira (5). O arquiteto Renzo Piano é o responsável pelo projeto do edifício mais alto da Europa Ocidental, com 72 andares divididos entre escritórios, um hotel, restaurantes e residências. A torre ainda possui outros 23 andares inabitáveis.
Do 2º ao 28º andar, ficará os escritórios, enquanto os restaurantes ocuparão do 31º ao 33º andar. O Shangri-la Hotel será dividido em 18 andares, do 34º ao 52º. A parte residencial ficará do 53º ao 65º, enquanto o espaço de visitação para a vista panorâmica da cidade ocupará os andares restantes. Uma simulação da vista do alto da torre está disponível no site da The Shard. Chamada de cidade vertical, a torre tem um formato triangular desde sua base. A fachada é composta por vários "cacos de vidros" - o que inspirou o nome do edifício. Cada faceta possui um caco suavemente inclinado e subindo em direção ao topo. Os cantos das fachadas estão abertos e os fragmentos não se tocam, permitindo que a construção "respire". A torre foi executada em aço, mas com núcleo central em concreto. Em abril, foi instalada a última peça de aço da torre. Na última etapa da obra, ergueu-se 500 toneladas de aço até o topo. Para isso, foram necessários 100 guindastes. Nesta última etapa também foram colocados os últimos 516 painéis de vidro da fachada, totalizando 11 mil painéis na torre inteira. A The Shard ainda possui 44 elevadores (individuais e de dois andares) e acesso direto à estação de metrô London Bridge. A construção da torre faz parte do projeto de desenvolvimento da região da Ponte de Londres. A obra foi gerida pela Turner & Townsend e executada pela Mace. O projeto estrutural é do Grupo WSP.
|
Torre considerada a maior da Europa Ocidental vai ser aberta
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário