MVRDV propõe construção de jardim permanente para cidade holandesa


Plantas seriam dividas por blocos em ordem alfabética, criando uma biblioteca ecológica. Projeto ainda inclui construção de teatro a céu aberto, universidade, hotel, escritórios e novas casas.
Aline Rocha

O escritório de arquitetura MVRDV divulgou seu projeto para a candidatura do município de Almere, na Holanda, para o Floriade 2022. A exposição de jardins acontece a cada 10 anos no país e atualmente é sediada pela cidade de Venlo.

Divulgação: MVRDV

O projeto dos arquitetos não prevê somente uma exposição temporária, mas a construção de um jardim permanente no centro da cidade. Com o objetivo de aumentar a exibição de plantas em 300%, a ideia é criar uma nova vizinhança para Almere, com diferentes tipos de plantas.
As plantas seriam dividas por blocos em ordem alfabética, criando uma biblioteca ecológica. Além do jardim de 45 hectares, o projeto propõe a construção de uma universidade, um hotel, escritórios e novas casas. Além disso, um teatro a céu aberto e um espaço para acampamento também foram sugeridos pelos arquitetos.
A universidade funcionaria como um ecossistema vertical, no qual cada sala de aula teria um clima diferente para abrigar certas plantas. As casas teriam pomares e os escritórios, jardins interiores e parques de bambu. O novo centro da cidade seria capaz também de produzir comida e energia para a cidade.
A decisão de qual cidade sediará o Floriade 2022 será feita em agosto pelo Nederlandse Tuinbouwraad (NTR), entidade da Holanda. Outras três cidades disputam a vaga: Amsterdã, Groningen e Boscoop.

Divulgação: MVRDV


Divulgação: MVRDV


Divulgação: MVRDV


Divulgação: MVRDV


Divulgação: MVRDV


Divulgação: MVRDV

Nenhum comentário:

Postar um comentário