Unesco quer que Londres vete a construção de edifícios altos no centro

Entidade demonstrou preocupação com impacto que as novas torres podem trazer aos marcos históricos da cidade.
Aline Rocha

A Unesco (sigla em inglês para Organização Educacional, Científica e Cultural das Nações Unidas) publicou um documento em que ameaça vetar a construção de edifícios altos no centro de Londres, na Inglaterra. Apesar de não ter poderes legislativos, a entidade pode retirar o título de patrimônio mundial de alguns marcos históricos da cidade caso a medida não seja tomada pelo governo local.

Stephen Finn/Shutterstock.com
The Shard, inaugurado recentemente em Londres

O documento se refere à região próxima à Tower of London, o palácio da família real inglesa. A Unesco acredita que a construção de prédios altos na região pode afetar a importância histórica da estrutura e pediu que os possíveis projetos para o bairro fossem cancelados e analisados antes de qualquer acordo.
A entidade também alertou para a construção de edifícios próximos ao The Shard, de Renzo Piano, que já teria alterado o panorama da cidade. As recomendações podem afetar também o projeto de reforma da Elizabeth House, apresentado por David Chipperfield em abril.
O governo inglês recebeu as declarações com cautela, já que a decisão de retirar o título de patrimônio mundial pode afetar o turismo da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário